segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

GOKAI: Cinco princípios do Reiki















KYO DAKE WA - SOMENTE HOJE
IKARU-NA - NÃO SE ZANGUE
SHINPAI SUNANÃO SE PREOCUPE
KANSHA SHITE- SEJA GRATO
GYO O HAGE ME - CUMPRA O SEU DEVER 
HITO NI SHINSETSU NI - SEJA GENTIL

Os cincos princípios formam um Kotogama, que é um conceito xintoísta incorporado pelo Reiki.
O significado de kotogama é “palavras com espírito” ou “poder misterioso da linguagem”, ou seja, o poder da linguagem falada de forma consciente.
Um kotogama deve ser recitado em seu idioma original, pois todo o seu poder concentra-se no som.
 Os cinco princípios do Reiki são regras de condutas e servem como fundamento para a prática do Reiki e auxiliam o praticante a observar e avaliar sua conduta.
Estes princípios também nos apresentam uma filosofia de vida a ser seguida no nosso dia a dia, principalmente pelos terapeutas.
Segundo Frank Arjava Petter, no livro Isto é Reiki, “ se você praticar o Reiki de todo o coração, seguir estas regras de conduta e render-se à vontade do universo, será feliz sem depender de outros  fatores.  Sua felicidade irradiará do seu coração para o ambiente ao redor, beneficiando você e as pessoas próximas.”
Em outro parágrafo, do mesmo livro, Arjava diz que “por isso, as regras são, de um lado, um caminho para a felicidade e, de outro, um “mapa” exato da evolução espiritual da cada um. Ao examiná-las, você percebe imediatamente em que estágio se encontra. Percebe o que ainda precisa ser melhorado e como está transcorrendo a sua evolução. Quando você procurar um mestre, observe primeiro desse ponto de vista. Se ele praticar as regras que ensina, terá condições de dar bons ensinamentos.

       Rejane Ruduit Dias
 Mestre Reiki da Escola Larimar


terça-feira, 21 de janeiro de 2014

COMO TRATAR DOENÇAS INFANTIS COM REIKI


Texto de Andreia Vieira BeYou Reiki no facebook
As chamadas doenças infantis são quase inevitáveis, trazendo consigo os habituais sintomas normalmente associados, como a febre, por exemplo. O Reiki é uma excelente ajuda não só para tratar esses sintomas como para ajudar o organismo a reagir rapidamente e a encurtar o tempo de permanência da criança em casa.
Há pouco tempo recorri ao Reiki para tratar a minha filha, de 5 anos, que ficou com escarlatina. A recuperação foi muito rápida, a febre desapareceu nas horas seguintes a iniciar o tratamento e a sua boa disposição voltou a estar presente. Por reconhecer as vantagens de recorrer ao Reiki para tratar estas doenças que a maior parte dos pais conhece bem, partilho aqui os protocolos de tratamento propostos pelo Mestre Mikao Usui e que podem ser encontrados no “Manual de Reiki do Dr. Mikao Usui”*:
ESCARLATINA
Deixar fluir Reiki para as seguintes zonas do corpo: Testa, têmporas, occipital, topo da cabeça, boca, garganta, coração, estômago, intestinos, rins, Dan Tien (ponto abaixo do umbigo) e áreas afetadas (avermelhadas) do corpo.

SARAMPO
Testa, têmporas, occipital, topo da cabeça, coração; estômago, intestinos e áreas afetadas do corpo.
RUBÉOLA
Testa, Têmporas, occipipal, topo da cabeça, coração, estômago e intestinos.
TOSSE CONVULSA
Testa, têmporas, occipital, topo da cabeça, garganta, coração, pulmões, estômago, intestinos e apêndice xifóide. 
DISENTERIA
Testa, têmporas, occipital, topo da cabeça, coração, Dan Tien (ponto abaixo do umbigo), estômago e intestinos.

Além destes protocolos, tenham sempre presente que estão a tratar uma criança, pelo que devem adequar todo o procedimento à sua maneira de ser, bem como à disposição do momento. Sejam flexíveis e compreensíveis. Acima de tudo, sigam a vossa intuição e deixem fluir Reiki com muito carinho. E… as melhoras! 


* “Manual de Reiki do Dr. Mikao Usui”, Frank Arjava Petter, Editora Pensamento.